14/08/2010

Mecanismo da Lesão Celular

     A celula normal está confinada pelos programas genéticos de seu organismo. entretanto ela é capaz de lidar com exigências fisiológicas normais, mantendo seu estado estavél de homeostasia(ex:pequenas variações, como oxilações da oferta de glicose são tolerados sem prejuizos para as celulas que permanecem em seu perfeito estado de função e morfológia). caso este estimulo seja nocivo a celula, como estresses fisiológicos mais severos, pode desencadear adaptações celulares fisiológicas e morfológicas, durante a qual modula suafunção conforme os estimulos, que pode resultar em um almento no numero de células(hiperplasia) ou um aumento no tamanho da célula(hipertrofia) e a aprofia.
     Caso este estimulo nocivo seja mais intenso, ou mais prolongado, a capacidade adaptativa  da célula é excedida e ocorre lesão celular que pode ser:  
 Reversivel quando a célula  agredida sofre alterações funcionais e morfológicas, porém matem-se viva, e o estimulo nocivo é retirado ou cessa.
Irreversivel quando a celula torna-se incapaz de recuperarse depois de cessada a agresão, e logo depois ocorre a morte celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário