12/09/2010

Pigmentação

EXOGÉNA
Pigmentação por pigmentos de origem externa ao corpo.

Tipos:


ANTRACOSE: pigmentação por sais de carbono. Comum sua passagem pelas vias aéreas, chegando aos alvéolos pulmonares e ao linfonodos regionais por intermédio da fagocitose do pigmento. 

SIDEROSE: pigmentação por óxido de ferro.
ARGIRIA: pigmentação por sais de prata.


BISMUTO: Atualmente é rara de ser vista, sendo comum na terapia para sífilis. 





ENDÓGENA
Pigmentação por pigmentos produzidos dentro do corpo.



PIGMENTOS HEMÁTICOS OU HEMOGLOBINÓGENOS


Esses pigmentos se originam da hemoglobina, proteína composta por quatro cadeias polipeptídicas e quatro grupos heme com ferro no estado ferroso (Fe++). Sua porção protéica é chamada de globina, consistindo de duas cadeias alfa e duas beta (as cadeias alfa têm forma helicoidal). A lise dessa estrutura origina os pigmentos denominados de hemossiderina e bilirrubina.

ex:
Bilirrubina: é o produto da lise do anel pirrólico, sem a presença de ferro. Conjugada ao ácido glucurônico pelo hepatócito, a bilirrubina torna-se mais difusível, não se concentrando nas células que fagocitam hemáceas, o que provoca um aumento generalizado desse pigmento, denominado de icterícia. Tem sua origem nos casos de lise hemática, de doença hepatocítica ou de obstrução das vias biliares. Acredita-se, hoje, que a bilirrubina seja originada da hematoidina, pigmento que se cristaliza próximo às hemácias rompidas.
Vitiligo: comum nas mãos; causada pela diminuição da quantidade de melanócitos produtores de pigmento na epiderme, manifestando-se clinicamente como manchas apigmentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário